segunda-feira, 2 de abril de 2012

Reciclagem de Pneu


Pneu velho pode virar piso de parque infantil e asfalto na rodovia
Um pneu demora 600 anos para se decompor no meio ambiente. No Brasil, cinco milhões de pneus são abandonados em córregos e lixões.
Um pneu demora 600 anos para se decompor no meio ambiente. O Brasil já reaproveita 90% dos pneus usados, mas, a cada ano, cinco milhões ficam abandonados por aí.
Há dois anos, quando entrou em vigor a lei que obriga as indústrias a reciclar os pneus, foram reciclados 62 dos 67 milhões de pneus fabricados. Ou seja, por ano cinco milhões de unidades acabam em córregos e lixões e se transformam em criadouros do mosquito da dengue. Os fabricantes instalaram 726 postos de coleta em todo o Brasil.
“Os pneus são separados e quinzenalmente um responsável passa na loja e leva para destruição e destinação correta”, diz Marcelo Roda, gerente de uma oficina.


Dos pneus descartados, 64 % vão para a construção civil. Os fabricantes de pneus pagam as indústrias de cimento para que alimentem seus fornos com borracha, em vez de carvão. Os outros 36% viram novos materiais, como tapetinhos de carro e chinelos. E uma parte continua nas ruas e nas estradas.
Na região de Campinas, pneu velho vira asfalto há pelo menos dois anos. A borracha é usada num trecho da Rodovia dos Bandeirantes que vai até São Paulo. E essa mistura aumenta a durabilidade da pista em até 30%.
Quando estiver pronta, a estrada entre Campinas e São Paulo terá 450 mil pneus. O asfalto borracha custa 30% mais que o convencional, mas os gastos com manutenção são menores. Além de ajudar o meio ambiente, ele protege os motoristas. “Numa frenagem, numa entrada de curva, você ganha cerca de 15% mais de aderência do veículo”, diz o gestor de obras Guilherme Bastos.


Uma fábrica de Curitiba reutiliza o pneu sem queimá-lo. Com um pneu velho de carro, é possível fazer de 2 a 3 quilos de um farelo, que é a borracha do pneu triturada. Essa é a matéria prima que o Gilberto usa pra fazer vários produtos.
“O produto número um nosso são as mantas acústicas que a gente produz pra construção civil, para tirar ruído entre andares”, diz Gilberto Lunardon, diretor da empresa. A empresa também produz pisos para parquinhos infantis. A borracha macia reduz o risco de uma criança se machucar.
Para ajudar na reciclagem, a dica é: não guarde pneus em casa. Leve até um dos postos de coleta da sua cidade e preste atenção no seu carro. Fazer o balanceamento e o alinhamento, e o rodízio a cada 10 mil quilômetros. Se o consumidor mantiver a calibragem quinzenal pode ter até 25% de vida útil maior.
Um pneu leva quatro anos para ficar careca. E mais de 600 anos para se decompor no meio ambiente.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário